Pequeno segredo

“Olhem! É aquele veleiro que tem a bandeira verde e amarela. Eles voltaram!”

Heloisa Schurmann é uma pessoa diferente. Vou explicar fazendo uma pergunta… Você largaria sua profissão, faria de um veleiro sua casa e educaria seus três filhos no meio do oceano?
Esta professora de inglês fez isso. Levava uma vida normal com a família em Santa Catarina até resolver embarcar em um veleiro em 1984. Partiu com o marido Vilfredo, economista que virou capitão, e os filhos Pierre, David e Wilhelm, de 15, 10 e 7 anos, para circunavegar o mundo por 10 anos.

Entre o mar e a terra, Heloisa e Vilfredo viveram histórias únicas e fizeram amigos com outras histórias tão peculiares quanto as deles. “Pequeno Segredo” é uma delas com toques de coincindência ou destino ou seja lá o que vocês quiserem chamar. E alguns desses amigos são Jeanne e Robert. Ela, brasileira. Ele, neozelandês. Jeane contraiu o vírus do HIV em uma época em que pouco se sabia sobre o vírus e muito se especulava, gerando muito preconceito. Mas Jeane e Robert tiveram Katherine. Aos 3 anos, por essas razões que a própria razão desconhece, a pequena Kat foi viver com os Schurmann em um momento que os filhos mais velhos já seguiam seus próprios caminhos. Então, Kat fez Heloisa ser mãe novamente. E Heloisa deu a Kat uma vida plena, daquelas que se vive integralmente cada dia. Aos 5 anos, Kat foi, a bordo do veleiro Aysso, a mais corajosa tripulante da Expedição Magalhães que durou quase 3 anos e refez a rota de Fernão de Magalhães para descobrir um novo caminho para as Índias no Século XVI.

Por que eu gostei muito desse livro? Alguns podem achar que a Família Schurmann é aventureira. Não penso assim. A vida deles me fascina justamente pelo planejamento e organização, pela capacidade que eles tem de transformar um sonho em um projeto real. Sem contar o desejo de conhecer novas culturas de maneira tão singela. Eu já conhecia a família mas não sabia do pequeno segredo. Heloisa nos fala dele como devia contar histórias para embalar seus filhos pequenos dentro do veleiro. Ela fala do amor verdadeiramente incondicional e tem habilidade e sutileza para viver tanto os momentos de calmaria quanto de tormenta… Nos faz refletir sobre a nossa condição humana tanto nos encontros quanto nas despedidas nos portos da vida.


Se gostou e quer mais…

O filme “Pequeno Segredo”, de David Schurmann será lançado no primeiro semestre de 2016. Com Julia Lemmertz como Heloisa, Marcello Antony como Vilfredo e Maria Flor como Jeanne, além da estréia de Mariana Goulart como Kat Schurmann.

Captura de Tela 2015-08-07 às 18.00.04

A Família Schurmann tem uma página oficial pra conhecer melhor cada um deles, suas expedições e projetos. Acesse o link aqui.
Familia Schurmann

Eles também tem um documentário que eu adoro chamado “O Mundo em duas voltas” quando eles refizeram a rota marítima de Fernão de Magalhães. Essa viagem contou com a participação de Kat. Veja o trailer aqui.

20005368

A nova aventura da Família Schurmann é a Expedição Oriente. Com base no livro “Teoria 1421”, do inglês Gavin Menzies, que defende a ideia de que os chineses teriam descoberto a América 71 anos antes de Cristovão Colombo, a família refaz a rota em sua terceira expedição. Quer acompanhar? Clique aqui.


Gostou da resenha e quer ler o livro? Você pode acessá-lo pelas imagens dependendo da edição que preferir (a da Harper Collins é mais recente). Comprando pela Amazon, você me ajuda a manter a página e não paga a mais por isso.


Título: PEQUENO SEGREDO – A lição de vida de Kat para a Família Schurmann

Autora: Heloisa Schurmann (Brasil)

Gênero: Não Ficção – Biografia

Edição da Agir (2012) – 320 páginas – ISBN: 9788522013401

Edição da Harper Collins Brasil (2016) – 192 páginas – ISBN 9788522013401

2 comentários em “Pequeno segredo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: