O diário de Frida Kahlo

“Pies para qué los quiero si tengo alas para volar…”

Desenhos. Muitos desenhos. Registros em tinta colorida. Muitas cores. Muitos rabiscos. Trechos riscados e reescritos. Mais que isso. Sentimentos, dores, reflexões, esperança.

IMG_4164

Reproduzir um diário parece uma invasão de privacidade. Confesso que tentei entender o fio da meada que justificasse publicar um livro que é a cópia das anotações pessoais e íntimas de Frida Kahlo.

IMG_4160

No página oficial do museu da artista , consta que o diário foi organizado como livro em 2001 por uma empresa mexicana de inovação em educação e desenvolvimento humano chamada “La Vaca Independiente”. A introdução dessa edição é do reconhecido escritor mexicano Carlos Fuentes e o ensaio e comentários das imagens são da crítica de arte Sarah M. Lowe.

Em 2012, houve uma nova edição ligada aos Museus Diego Riviera e Frida Kahlo. A partir desta, foram reservados os direitos da edição brasileira à Editora José Olimpyo.

Como esse livro foi classificado como do gênero de arte, sua impressão atende a um padrão mais alto de qualidade. Não foi impresso no Brasil e sim na Índia. É uma edição de capa dura com gramatura diferenciada. A apresentação é de Frederico Morais, escritor e crítico de arte especializado na arte de Frida Kahlo.

A obra se divide em 5 partes.

Introdução: “Frida Kahlo: Tudo é autorretrato” – Escrita por Morais que, como diz o próprio título, é uma espécie de autorretrato. Só que escrito.

IMG_4163

Apresentação – Explica que os registros foram feitos por Frida nos seus últimos 10 anos de vida, de 1944 a 1954.

Fac-Símile de O diário de Frida Kahlo – Sua reprodução é tão perfeita que a tinta de uma página transpassa para o seu verso dando a nítida sensação que se está lendo um singelo caderno de folhas finas.

IMG_4166

Tradução do diário – As folhas são reproduzidas com o texto de transcrição acompanhando-as .

Cronologia – Do nascimento de Frida à abertura da Casa Azul como museu em sua memória.

Voltando à pergunta se Frida gostaria de ver seu diário revelado. Talvez ela não se importasse. Sua arte já é reveladora o suficiente. E o diário complementa o entendimento sobre seus pensamentos já tão presentes em sua obra. Frida foi autêntica e assumida em suas posições. Era tão transparente como a tal folha fina de um diário. Não haveria de se incomodar.

IMG_4161

Já o diário em si é uma relíquia que permite uma percepção de seu processo criativo e complementa a biografia e a imersão no seu mundo particular. Não dá exclusividade ao amor, como se poderia pensar dos diários. Mas também de vários momentos de sua vida, dos seus sofrimentos físicos, de suas inquietudes políticas e humanas. E é um pouco misterioso porque a transcrição dos seus registros não é suficiente para desvendar todos os mistérios da mente dessa mulher tão única.

IMG_4162


Se gostou e quer mais…

A resenha do livro “Frida, uma biografia”, de Hayden Herrera está neste link.

Frida a Biografia

Aqui, pode-se ter acesso ao sítio oficial criado pela empresa fundada pela sobrinha de Frida, Isolda P. Kahlo, que administra os direitos do legado da artista e tem como missão difundir sua imagem preservando sua memória, fomentar a memória da cultura mexicana, posicionar o nome de Frida como uma marca que preserve seus valores e impulsionar o desenvolvimento de grupos sociais destinado parte de sua renda a estas causas.

Captura de Tela 2016-04-16 às 20.18.31.png


 

Gostou da resenha e quer ler o livro? Você pode acessá-lo clicando na imagem abaixo. Comprando pela Amazon, você me ajuda a manter a página e não paga a mais por isso 😉


 

Título em Português: O DIÁRIO DE FRIDA KAHLO: UM AUTORRETRATO ÍNTIMO

Título Original: EL DIARIO DE FRIDA KAHLO: UN ÍNTIMO AUTORRETRATO

Introdução de Frederico Morais

Gênero: Arte

Nr. Páginas: 280

Ano: 2015

Editora: Grup Editorial Record – José Olympio Editora

ISBN: 978850301169-3

Tradução: Mário Pontes

Para ver o link do livro na página da José Olympio Editora, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: