Valsa brasileira

“Como a economia de um país continental evoluiu, em apenas sete anos, da euforia de um cenário de crescimento…para uma das maiores crises da sua história?”

Na época em que me graduei, era comum comparar algo muito específico da economia nacional com a brasileiríssima jabuticaba. Seria uma maneira de reforçar nossas peculiaridades na área.

Mas como isso já faz algum tempo, pode ser que a expressão tenha caído em desuso. Fato é que, ao nomear sua obra recém-lançada, a economista Laura Carvalho, é muito didática ao usar uma outra metáfora.

Valsa brasileira: do boom ao caos econômico apresenta o compasso da economia no período a partir dos anos 2000 e que nos afeta, irremediavelmente, nos dias atuais. A organização dos capítulos subdivide-se em momentos específicos que são comparados aos passos dessa dança. Tem-se então, primeiramente, o passado, com o chamado milagrinho brasileiro, a agenda Fiesp e a panaceia fiscal. E, em seguida, dois capítulos que se contrapõem: Acertando os passos e Dançando com o diabo que remontam ao presente.

O futuro bate à porta. Às vésperas de uma eleição presidencial imprevisível, esse entendimento não é adiável. Muito pelo contrário, é emergencial. Questões como recessão, desemprego, salário, inflação, juros, contas públicas, investimento, câmbio, aposentadoria, interessam a todos, cidadãos e cidadãs. A pergunta que se faz e que Laura trabalha para responder é: como acertar o passo?

Um ponto a considerar é que a leitura de Valsa brasileira não é exclusividade de leitores da área de economia. Ela é voltada para as pessoas que estejam interessadas na vida econômica. Ainda que seja um tema espinhoso, ao analisar fatos recentes que resultaram nos efeitos que não só assistimos mas que sentimos no nosso dia a dia, é mais fácil de digerir.

Outro ponto importante diz respeito à autora. Além de professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), a maior universidade pública do Brasil e uma das maiores da América Latina, a carioca Laura Carvalho fez sua graduação e mestrado em economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e seu doutorado na New School for Social Research, em Nova York. Esta última instituição é reconhecida pelos estudos progressistas na área econômica.

Laura Carvalho_facebook

Como economista, seu pensamento está posicionado à esquerda do espectro ideológico político e social, o que equivale dizer que Laura, em sua área de atuação, estuda e defende um posicionamento que considera o papel do estado fundamental para o equilíbrio e crescimento econômico através de políticas que visem ao bem-estar da sociedade e à redução das desigualdades sociais.

No entanto, esse posicionamento não faz de Laura uma defensora apaixonada da política econômica adotada pelo Partido dos Trabalhadores em seus quase quatorze anos no governo. Ao contrário, sua análise técnica, com apoio em teorias, estudos, pesquisas e dados estatísticos, incute respaldo e gera a possibilidade de que possamos avaliar melhor as propostas dos candidatos nas próximas eleições. Ou seja, Laura aponta tanto acertos, como políticas de distribuição de renda no Governo Lula, assim como erros como as desonerações fiscais no Governo Dilma. A partir do impeachment em 2016, ela explica as consequências do Governo Temer.

No sentido político, também é interessante colocar que a economista faz parte do grupo de estudos que está construindo o programa de governo de Guilherme Boulos. Isso não significa que ela seja parcial. E a nós, como sociedade, cabe comparar os mesmos critérios nos programas dos outros candidatos. Para isso está a democracia, a nos garantir o direito de escolha. E eu não elegeria, por exemplo, um programa que oferecesse um teto de gastos em educação e saúde para a solução fiscal do estado.

Qual a saída? É possível que o acerto de passos sugeridos pela Laura possa inspirar uma valsa mais coordenada, com o objetivo de retomar um crescimento econômico sustentável. O que ela faz com Valsa brasileira é trazer informação para o debate nacional.


Gostou da resenha e quer ler o livro? Você pode acessá-lo clicando na imagem abaixo. Comprando pela Amazon, você me ajuda a manter a página e não paga a mais por isso.


Título: Valsa brasileira

Autor: Laura Carvalho

Gênero: Não ficção / Economia brasileira

Ano: 2018

Editora: Todavia

ISBN: 978-85-93828-62-1

Páginas: 192

Capa: Elaine Ramos

Acesse a página do livro na Editora Todavia aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: